martes, 25 de octubre de 2011

REPORTAJE DE LA TELEVISION GLOBAL DE BRASIL, SOBRE LA SEGUNDA CARAVANA DEL AMOR DE EL CARDOSO DE LA SIERRA

EL REPORTAJE SE EMITE EN ESTE VIDEO, DE TAN SOLO 4 MINUTOS DE DURACION, QUE LA TV GLOBAL DE BRASIL FILMO, EN ESTE ENLACE :
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1675494-15605,00.html

ESTA ESCRITO EN PORTUGUES LA NOTICIA:

Caravana de mulheres viaja para Espanha em busca de maridos

Ônibus com mulheres solteiras visita vilarejos do interior da Espanha onde sobram homens.



Nem as pedras aguentam mais tanto silêncio. Não passa ninguém em um pedaço da Espanha. O abandono está até nas placas. Por lá, dizem que o tempo parou na esquina da Travessa da Amargura com a Rua da Solidão.

Cidades com 1.200 anos de história estão quase chegando ao fim. Seu Casimiro, um antigo morador, conta que, sem emprego, os jovens foram embora para a Capital. E a população foi baixando, baixando, baixando...

Outro morador conta que, em uma aldeia vizinha, só sobraram cinco moradores. Dona Margarita diz que não é diferente. Tem muito solteirão precisando casar. Nas ruas desertas, é impossível encontrar o amor.

Em uma das menores cidades da Espanha, existem 71 habitantes. Só 24 são mulheres e todas já estão casadas. Mas, para os solteiros de Cardoso de La Sierra a esperança chega de ônibus.

Pelas curvas da estrada, viaja a caravana do amor. É uma ideia que surgiu há 25 anos: excursões de mulheres da cidade grande vão em busca de maridos nos vilarejos. A única condição é que elas mudem de cidade, e não eles. Os cartazes se espalham por todo o país e prometem nada menos do que a felicidade eterna. "Acabe com a solidão, sinta a magia no seu coração. Apaixone-se".

Ao todo, 37 mulheres da capital Madri acham que o príncipe encantado mora em Cardoso de La Sierra e vão viajar para lá. É a terceira vez que Conchita participa de uma caravana. A paixão é uma coisa que não se busca, se encontra, ela diz.

“Mas que tenha dinheiro, hein!” Maria avisa que quer parar de trabalhar. Cuidar de vaca, então, de jeito nenhum. E lá vão elas. Depois de 100 quilômetros de curvas, a chegada é triunfal.

Maika ficou surpresa. Disseram para ela que o povoado tinha duas casas. Mas se a cidade é maior do que ela pensava, a timidez dos homens também. Nenhum apareceu para receber as mulheres, que já estão perdendo a paciência.

“Onde estão os homens desse lugar?”, grita Maika. Elas procuram pelas ruas. Viram a pacata cidade de pernas para o ar. Decepcionadas, descobrem que estão perdendo para o futebol na TV. A noite vem e, finalmente, alguns homens começam a chegar. Enquanto dançam, elas esperam que, na última hora, cupido lance suas flechadas.

E quem olhar para o cantinho mais escuro da discoteca, vai enxergar o triunfo do amor: José e Maria. Amigos, daquela amizade que gosta de ficar bem quietinha. Na conversa, Maria fica sabendo que José é um bom partido, um pastor de ovelhas que aos 54 anos nunca namorou e nunca saiu do lugar. E ela cruzou um oceano: foi da Colômbia para encontrar o homem com que sempre sonhou. Quem disse que nessa cidade era impossível encontrar o amor?

No dia seguinte, quando acordarem, os moradores de Cardoso de La Sierra vão ter outro problema: inventar um novo nome para a Rua da Solidão

1 comentario: